Conteúdo / 3 dicas essenciais para criar a identidade da sua marca
7 de fevereiro de 2018
3 dicas essenciais para criar a identidade da sua marca

Você sabe o que são coisas como Identidade Visual, Construção e Linguagem de Marca?

Bom, construção de marca é um conjunto de ações estratégicas de marketing que, quando aplicadas de forma eficiente, contribuem para a construção da percepção de seu consumidor em relação à sua marca – isso inclui design, nome ou símbolos. Essas ações criam uma resposta física e emocional ao cliente.

Por isso é importante que as empresas invistam nisso para auxiliarem na construção da percepção de seus produtos e serviços, gerando assim reputação e reconhecimento para a melhoria do seu negócio.

Mas, e como criar a identidade da marca para construir essa percepção?

É o que veremos ao longo do artigo.

1 – Porquê

Antes de começar a trabalhar na sua marca, cave profundamente e encontre sua motivação. Você deve identificar os “porquês”.

Pergunte a si mesmo:

·     O que eu quero que minha marca alcance?

·     Qual a personalidade da minha marca?

Num trabalho que desenvolvemos no Estúdio La.Bomba para a ERG life, por exemplo, buscamos expressar na marca tudo o que a empresa oferece de diferencial em relação as concorrentes.

A utilização do estetoscópio no logo aliado a um singelo sorriso muda a concepção do cliente de que plano de saúde é algo frio e sem inovação.

Logo, quando a marca sorri para você, ela se torna sua amiga, assim como a ERG life, que acompanha seus clientes em seu pós-venda e consultoria personalizada. Percebe como essa descrição mostra a personalidade da marca?

2 – Quem

Antes de partir para o design da identidade visual você deve entender quem você deseja alcançar com sua marca.

Isso é o que você precisar saber:

·     Sua faixa etária: em que faixa etária a maioria dos seus clientes se enquadra?

·     Seu gênero: há mais homens ou mulheres no grupo que você está direcionando?

·     Sua escolaridade: ensino médio, faculdade, pós-graduação?

·     Que tipo de emprego eles têm. autônomos, empreendedores, CLT? – ou estão procurando trabalho?

·     Seu estilo de vida: como eles passam o tempo livre?

·     Seus desafios: quais suas dores? – e como você pode ajudá-los?

Mesmo que seu negócio ainda não tenha clientes, imagine quem seria o seu cliente perfeito. Crie personas.

3 – Como

Os elementos verbais e visuais que você usa para expressar sua marca também são importantíssimos.

Você terá que descobrir:

·     Quais palavras você usará para expressar sua oferta. Isso inclui o nome da empresa, a descrição que você usará para explicar o que sua empresa faz e a quem você serve e como você os ajuda.

·     Que cores você usará. O ideal é estudar bem a paleta de cores que você usará em todos os seus elementos de marca. Para que seja versátil, flexível e lhe proporcione a cor certa para cada ocasião.

·     Que fonte você usará. A escolha da tipografia diz muito sobre a sua empresa e é uma etapa essencial na construção de uma imagem que vai cativar (ou não) sua persona.

Recentemente, no Estúdio La.Bomba, tivemos a missão de dar força a uma marca que precisava se dividir em três empresas diferentes e unificar o design como um grupo. Elas tinham que conversar entre si mesmo atuando em áreas diferentes da fotografia e produção.

A solução proposta foi separa-las pelas cores RGB (vermelho, verde e azul) e ao mesmo tempo unir as empresas como um grupo através da tipografia, padrões e traços do logotipo. 

O resultado desse design foi uma marca consistente, um grupo mais organizado e uma melhor ambientação através de sinalização.

Para finalizar: cases!

Precisa de inspiração para construir a identidade sua marca?

Confira outros cases do Estúdio La.Bomba.

André Mendes

Sócio fundador do Estúdio La.Bomba, faixa-preta de jiu-jitsu, é viciado em Rock ‘n’ Roll e acredita que são os desafios que forjam a evolução e o progresso.

Siga a Company Page do Estúdio La.Bomba clicando aqui

Compartilhar