Conteúdo / 5 dicas práticas de produtividade para profissionais criativos
14 de fevereiro de 2018
5 dicas práticas de produtividade para profissionais criativos

1 – “Mens sana in corpore sano

Você já deve ter ouvido o ditado “mente sã, corpo são“. O filósofo romano Juvenal foi o primeiro a fazer essa relação, mas isso é algo que percebi na prática desde que comecei a treinar artes marciais e depois outras modalidades, hoje faço 2 treinos por dia, parece muito mais me faz um bem danado!

No meu caso, o corpo são garante a mente sã – e aí entramos num ciclo. Fazer exercícios físicos, principalmente pela manhã, antes do expediente, deixa você “desperto” para o trabalho.

Além disso, durante uma corrida, por exemplo, você pode ter ótimos insights para aplicar nos seus projetos.

Ou seja, esse é um exemplo de como o processo criativo começa fora do escritório.

No começo pode dar preguiça, mas basta criar o hábito de incluir os exercícios físicos na sua rotina que logo verá os benefícios – para a mente e para o corpo.

2 – Planeje seu dia. Simples.

“Se você falha em planejar, está planejando falhar.” (Benjamim Franklin)

Quando chego do meu primeiro treino a primeira coisa que faço é olhar meu planejamento do dia.

Como você pode ter um dia produtivo se você não tem um simples planejamento, um cronograma e uma ordem do que fazer a seguir?

Independente do seu segmento e das atividades que desempenha, você certamente trabalha com prazos e horários. Existem diversos apps apps (eu uso o Todoist) para você fazer o controle das suas tarefas e criar um cronograma, mas uma simples planilha no Excel pode te ajudar.

A dica é fazer o planejamento do dia seguinte durante os 10 últimos minutos do seu expediente. Assim, quando você começar a trabalhar no outro dia, já terá uma ordem organizada de tarefas para seguir. Aí fica fácil ser produtivo.

3 – Aprenda algo novo

O que você faz no seu intervalo de almoço? – além de almoçar, é claro.

Ler um livro, tocar algum instrumento musical, escutar um podcast, assistir um TED Talks no YouTube ou uma série documental na Netflix. Esse tipo de atividade ajuda muito no processo criativo.

Sabe quando você está diante de um projeto e tem um “momento eureka“? Isso acontece porque seu cérebro realiza conexões com alguma situação ou experiência que você viveu.

Então, estimulá-lo com atividades que exerçam a criatividade é uma ótima maneira de ter novas ideias mais rapidamente (ou seja, de forma mais produtiva) – e, mais uma vez, com uma atividade fora do escritório.

4 – Faça pausa regulares.

Quem trabalha com criatividade já deve ter sofrido com o tal “bloqueio criativo”. Nessas horas o que você deve fazer é sair da frente do computador. Dê uma volta, tome um café, converse com alguém. Faça alguma coisa que areje sua mente – será bom para ela e para o corpo.

Se você trabalha numa empresa moderninha ou faz home office, pode tentar encaixar um exercício físico aqui. São nesses momentos que surgem as melhores ideias.

5 – Se dê recompensas

Como qualquer mamífero, somos movidos por recompensas. Então, é normal você ser mais produtivo se lá no final do dia tiver algum prêmio esperando você.

Seja uma cervejinha depois do expediente, algumas partidas no videogame, enfim, estabeleça um prêmio para si mesmo que só será alcançado caso você termine todas suas tarefas. Dá certo!

Como é a sua rotina?

Quando você tem uma rotina bem estabelecida, logo ela se tornará um hábito – e aí surge a tal da produtividade. Não tem muito segredo nisso. Basta você ter disciplina.

Agora, diz aí, o que você faz para que seus dias sejam mais produtivos?

 

André Cano

Sócio fundador do Estúdio La.Bomba, faixa-preta de jiu-jitsu, é viciado em Rock ‘n’ Roll e acredita que são os desafios que forjam a evolução e o progresso.

Siga a Company Page do Estúdio La.Bomba clicando aqui

Compartilhar