Conteúdo / Como o design de embalagens pode fazer diferença nas suas vendas
10 de março de 2018
Como o design de embalagens pode fazer diferença nas suas vendas

A maioria dos produtos precisa de uma embalagem e, quanto melhor seu design, maiores as chances de a mercadoria ser vendida.

Nos últimos anos as empresas têm dado mais importância para o bom design. Empresários do mundo todo perceberam que embalagens atraentes podem fazer diferença nas suas vendas.

Pense numa garrafa de vinho. Um rótulo interessante certamente chamará a atenção dos consumidores numa prateleira de supermercado.

Ok, mas qual o papel do designer de embalagens?

Antes de você aprender como o design de embalagens pode fazer diferença nas suas vendas, entenda primeiro qual o papel do designer de embalagens:

  • Design do conceito:   Tudo começa com um conceito. Isso pode variar desde a totalidade de um design ou embalagem de um produto até algo como um trabalho gráfico para um modelo ou marca já estabelecida.
  • Design gráfico: Todo o trabalho gráfico da embalagem. Logos, layout, ilustração, tipografia e muito mais. Os designers podem contribuir com todo o processo de criação do design.

Projeto de estrutura da embalagem: Este requer algum know-how de design industrial ou um conhecimento amplo em gráfica, papéis e processos produtivos. Projetar o modelo em si significa saber como um objeto ou embalagem do produto (caixa, rótulo, bolsa, etc.) precisa funcionar no mundo real e como ele precisa ser fabricado, transportado, empilhado e exposto no PDV.

  • E mais… Os designers têm uma tendência a fazer muito mais do as descrições de serviços acima, especialmente em relação ao produto em si.

Quem precisa de designers de embalagens?

Se uma empresa cria um produto, provavelmente precisará de um designer de embalagens para colocá-lo no mercado.

Na verdade, até mesmo os clientes precisam de designers de embalagens.

Pense em qualquer loja na qual você já entrou: ela está cheia de produtos com uma variedade de embalagens e rótulos. Mesmo algo tão simples como um rótulo de é projetado por um designer.

A influência do design de embalagens nas vendas

Uma boa embalagem torna o produto facilmente compreendido pelo consumidor. Ou seja, ajuda na assimilação da marca por parte do cliente.

Para que isso aconteça, logo e cores devem ser facilmente reconhecidos e vistos, o design não deve ser confuso e todas as informações necessárias sobre o produto precisam estar, de alguma forma, na embalagem em si.

Seja através de uma descrição do produto ou informações técnicas, o consumidor deve entender do que se trata o conteúdo através da embalagem. Um design malfeito pode dificultar o entendimento dos consumidores e prejudicar as vendas – sem contar o fato de que em um mercado cada vez mais competitivo, um produto que não chama atenção nunca será visto.

Lembre-se sempre que…

…as embalagens do seu produto devem comunicar um propósito, ou seja, o que a sua marca representa e o que isso significa para o seu cliente.

Não perca esta oportunidade de criar uma impressão duradoura na prateleira e na mente dos consumidores!

E, se precisar de ajuda com isso, conte sempre com o Estúdio La.Bomba!

André Cano

Sócio fundador do Estúdio La.Bomba, faixa-preta de jiu-jitsu, é viciado em Rock ‘n’ Roll e acredita que são os desafios que forjam a evolução e o progresso.

Siga a Company Page do Estúdio La.Bomba clicando aqui

Compartilhar